Reservoir Movies

11.12.2005

10 melhores estreias de realizadores



Todos os meses leio religiosamente a revista Empire, como já devem ter reparado uma das minhas preferidas. Como provavelmente alguns de vocês não a compram, resolvi colocar aqui uma das minhas peças preferidas da revista, que não é possível visitar no site.
A lista dos 10 mais.
Neste primeiro artigo vou colocar a lista das 10 melhores estreias como realizadores, isto de acordo com a revista Empire, dos quais já vi grande parte.
De ordem decrescente são estes os títulos e respectivos realizadores escolhidos.

10 - Dances with Wolves (Kevin Costner)
Kevin Costner arrebatou críticos e espectadores com a sua estreia como realizador. Num género não habitualmente procurado por actores/realizadores, Costner apostou tudo e parece ter ficado a ganhar, levou 7 óscares para casa e outros 28 prémios, marcando para sempre a história do cinema.
9 - The Night of the Hunter (Charles Laughton)
Um dos que não tive oportunidade de ver mas que segundo é uma obra interessante, importante e infelizmente única. Isto porque o actor/realizador nada mais fez como realizador deixando esta marca no género film-noir.
8 - American Beauty (Sam Mendes)
American Beauty é para muitos uma obra sobrevalorizada, mas com uma qualidade incrível. A forma como Sam Mendes passou do total anonimato para a lista dos mais brilhantes realizadores foi extraordinária. A realização é realmente soberba, no seu todo e em pequenos detalhes que normalmente não estamos habituados a referenciar. Uma grande obra.
7 - Sex, Lies and Videotape (Steven Soderbergh)
Este filme causou sensação em 1989 devido à sua forma de retratar a sexualidade tão aberta e franca, arrebatando a Palma de Ouro no Festival de Cannes e uma série de aplausos por todo o mundo. Este filme aparentemente simples, levou-o à ribalta permitindo-lhe continuar o seu excelente trabalho e premiando-nos com pequenas obras de arte.
6 - Reservoir Dogs (Quentin Tarantino)
Quentin Tarantino. Um senhor. Um grande filme. Em relação a Reservoir Dogs não há muito a dizer, é excelente, impressionante, diferente e ousado. Tudo isto permitiu a Tarantino, com um orçamento bem pequeno fazer uma grande obra. Um filme marcante e o meu 2º preferido da obra de Tarantino, que espero que nos continue a brindar com pérolas como esta.
5 - Easy Rider (Dennis Hopper)
Ousado e provocador, Easy Rider foi uma grande estreia para Hopper como realizador e abriu caminho a muitos outros como Scorcese, Bogdanovich ou Coppola ao fazer um filme direccionado aos americanos em 1969. Com um orçamento de $400.000, este filme rendeu mais de $40 milhões em todo o mundo, mostrando que histórias simples para pessoas simples é o que muita gente quer.
4 - Badlands (Terrence Malick)
A reputação de Malick deve-se em grande parte a este filme, à sua estreia. Como realizador Malick conta apenas com 4 filmes no currículo (e uma curta-metragem) mas são todos excelentes filmes dentro do seu género (pelo menos os que já estrearam, já que o novo de Malick, The New World, ainda não estreou). Uma excelente forma de nos estrearmos em trillers é com este filme, simples mas poético.
3 - The Maltese Falcon (John Houston)
Este é daqueles filmes que já devo ter visto, em alguma noite na :2 ou na TCM, mas que não me lembro bem. Uma história de detectives e crimes com Humphrey Bogart no principal papel. Como não conheço a obra não tenho muito a dizer, mas se alguém conhecer diga de sua justiça.
2 - À Bout de Souffle (Jean-Luc Godard)
Esta é outra que não conheço e como tal nada tenho a dizer, mas a Empire incluiu-a na lista e logo em segundo lugar, portanto suponho que merece um lugar de destaque. Em Portugal deve ser difícil encontrar este filme à venda, mas estaria curiosa em conhecer.
1 - Citizen Kane (Orson Welles)
O que para muitos é o melhor filme de sempre é uma estreia como realizador. O brilhante Orson Welles, aos 26 anos realizou uma obra impar da história do cinema colocando na ribalta tanto o realizador como o filme. Para este filme não há muito a acrescentar, apenas isto: quem ainda não o viu, vá rapidamente a um clube de video e vejam este filme extraodinário, quem já viu, volte a fazê-lo.

11 comment(s):

"Badlands" de Malick é a minha escolha para melhor estreia de sempre!! Lírico... arrebatador! Malick é um senhor!

Cumprimentos.

By Blogger Francisco Mendes, at 8:20 da tarde  

Concordo, o filme é excelente. Mas também não podemos ignorar outras obras desta lista.
Mas esse é também um dos meus preferidos.
Mal posso esperar pelo "The New World"
Cumprimentos!

By Blogger Hitler, at 8:39 da tarde  

É uma bela lista. Sempre achei que sobrevalorizam Citizen Kane ao considerá-lo o melhor filme de sempre mas não há a menor dúvida de que é um filme excelente, uma obra-prima. À bout de souffle, o segundo lugar, é outro daqueles casos de filmes perfeitos (vê assim que puderes).
Nunca vi Badlands mas fiquei curiosa e vou ver se trato do assunto.

:)*

By Anonymous Anónimo, at 8:55 da tarde  

Parece que não vai demorar muito a ver o filme, cortesia da FLUL.:)
E acho que a Amazon nos vai desgraçar, não Vera??

By Blogger Hitler, at 9:03 da tarde  

Não desfazendo das restantes belas obras... fico bastante triste pela ausência de Richard Kelly e do seu inebriante "Donnie Darko" nos lugares do pódio. Nas listas futuras, este portento marcará certamente a sua presença.

By Blogger Francisco Mendes, at 8:58 da manhã  

oh se vai! A sô dona amazon põe-nos preços bem catitas à frente... não podemos recusar! :)

By Anonymous Anónimo, at 11:05 da manhã  

Braveheart não foi a estreia como realizador de Mel Gibson? Tenho ideia que sim, devia estar neste top10 :)

Também nunca vi esse Badlands, estou curioso. Tenho que ver se está no videoclube!

Beijocas!

By Blogger Carlos M. Reis, at 11:30 da tarde  

O Braveheart foi o segundo filme de Mel Gibson como realizador. O primeiro foi "The Man Without a Face", mas que por acaso também poderia figurar.
Tenta encontrar Badlands que é um grande filme, na amazon.co.uk está a 10€ assim como Citizen Kane, uma boa oportunidade.
Realmente as listas são complicadas de fazer, mas é divertido!:)
Cumprimentos

By Blogger Hitler, at 8:07 da manhã  

Deixem-se só acrscentar que se ainda não viram o "The Night Of The Hunter" não sabem o que perdem.

By Blogger dermot, at 11:22 da tarde  

Enjoyed a lot!
»

By Anonymous Anónimo, at 11:00 da tarde  

Very nice site! Lawsuit attorney lawyer law asbestos mesothelioma11 Saturday winning lotto numbers oldsmobile toronado 1986 Isuzu npr lease

By Anonymous Anónimo, at 9:24 da tarde  

Post a comment

<< Home