Shyamalan Vs Soderbergh
Não é propriamente uma luta entre o bem e o mal, e muito menos terá sido uma cena de pancadaria a lembrar Moby e Russell Crowe, é sim uma divergência entre os dois no que diz respeito à nova ideia de Steven Soderbergh.
Este pretende revolucionar a forma como os filmes são distribuídos, fazendo com que os filmes tenham a sua estreia simultaneamente na TV, online, em DVD e no cinema. Ou seja, os filmes estreiam ao mesmo tempo no cinema e nos outros meios de divulgação.
Shyamalan mostrou-se completamente contra esta ideia ameaçando mesmo parar de fazer filmes se esta ideia se concretizar, “I'm going to stop making movies if they end the cinema experience. If there's a last film that's released only theatrically, it'll have my name on it. This is life or death to me. If you tell audiences there's no difference between a theatrical experience and a DVD, then that's it, game's over.”
Acrescentou ainda "I'm out to prove that not only is it the morally right thing to do, but it's the financially right thing to do. Even if you didn't go see a film, and I went and told you about it, you now benefit from my group experience. Films have to exist in the world in their ideal form before you can exploit them. So if chewing gum with a movie's logo makes more money than the movie, don't get seduced by the chewing gum."
“We both love cinema. I don't know if he thinks I'm naive about my position. I just feel this idea of releasing everything at the same time is gonna kill us."
Sinceramente também acho a ideia disparatada, a experiência do cinema está-se a perder cada vez mais e se esta ideia se concretizar perder-se-á ainda mais rapidamente. Eu continuo a adorar ir ao cinema, a experiência em nada se compara com um DVD ou outra forma qualquer. Infelizmente as pessoas estão a perder o hábito de ir ao cinema e ficam em casa a ver DVDs. Isto não acontece só em Portugal mas em praticamente todo o mundo.
E o único motivo que ainda leva algumas pessoas às salas de cinema, ver filmes novos que ainda não se pode ver de outra forma, com esta nova forma de distribuição pode perder-se mais facilmente.
Este pretende revolucionar a forma como os filmes são distribuídos, fazendo com que os filmes tenham a sua estreia simultaneamente na TV, online, em DVD e no cinema. Ou seja, os filmes estreiam ao mesmo tempo no cinema e nos outros meios de divulgação.
Shyamalan mostrou-se completamente contra esta ideia ameaçando mesmo parar de fazer filmes se esta ideia se concretizar, “I'm going to stop making movies if they end the cinema experience. If there's a last film that's released only theatrically, it'll have my name on it. This is life or death to me. If you tell audiences there's no difference between a theatrical experience and a DVD, then that's it, game's over.”
Acrescentou ainda "I'm out to prove that not only is it the morally right thing to do, but it's the financially right thing to do. Even if you didn't go see a film, and I went and told you about it, you now benefit from my group experience. Films have to exist in the world in their ideal form before you can exploit them. So if chewing gum with a movie's logo makes more money than the movie, don't get seduced by the chewing gum."
“We both love cinema. I don't know if he thinks I'm naive about my position. I just feel this idea of releasing everything at the same time is gonna kill us."
Sinceramente também acho a ideia disparatada, a experiência do cinema está-se a perder cada vez mais e se esta ideia se concretizar perder-se-á ainda mais rapidamente. Eu continuo a adorar ir ao cinema, a experiência em nada se compara com um DVD ou outra forma qualquer. Infelizmente as pessoas estão a perder o hábito de ir ao cinema e ficam em casa a ver DVDs. Isto não acontece só em Portugal mas em praticamente todo o mundo.
E o único motivo que ainda leva algumas pessoas às salas de cinema, ver filmes novos que ainda não se pode ver de outra forma, com esta nova forma de distribuição pode perder-se mais facilmente.
12 comment(s):
Tomo claramente o partido de Shyamalan. Chamem-me cinéfilo pesado, ou o que desejarem... mas a experiência vivida numa sala de cinema supera amplamente qualquer Home Cinema.
By Francisco Mendes, at 8:43 da manhã
Concordo contigo Francisco, acho que nem tem comparação e penso sinceramente que esta ideia não deve seguir em frente.
By Hitler, at 12:47 da tarde
Sim, a ideia por agora parece ridícula, mas a verdade é que se tende em todos as sociedades evoluidas para o enfraquecimento da afluência aos cinemas e o aumento do consumo de DVD's.
Mas como todas as sociedades supostamente modernas são capitalistas como o caraças, em vez de combaterem esse decréscimo com uma baixa de preços, promoções no cinema, incentivos e novas ideias, não, continuam a subir preços e a tornar cada vez menos apetecida uma ida ao cinema. Como tal não sei se de futuro ideias como esta não terão que funcionar para rentabilizar o negócio.
By Carlos M. Reis, at 11:07 da manhã
É possivel que isso venha a acontecer, mas continuo a discordar. Além disso as pessoas compram os dvds para ver mais do que uma vez, mas realmente quantas vezes as pessoas visualizam os filmes? 1 talvez 2. Só mesmo os cinéfilos é que vêem os filmes mais do que 2 vezes e sendo assim comprar dvd's é assim tão mais barato?
By Hitler, at 11:24 da manhã
A mim parece-me que não é só para verem mais do que uma vez que as pessoas compram os DVDs. Os DVDs ficam. Mesmo que eu nunca mais torne a ver um filme que tenho em DVD e que vi 1 vez, a questão não está no ver ou não ver de facto mas sim na possibilidade de ver ou não (mesmo que não a concretizemos). A questão é que, mesmo que nunca mais o tornemos de facto a ver, sabemos que ele está ali à nossa disposição.
Mas com isto não quero dizer que concordo que o DVD substitua o visionamento do filme numa sala de cinema! Não acho isso. Mas o facto inegável, como disse também o knoxville, é que isso está a acontecer. É inútil fazer de conta que isso não acontece. Podemos até estabelecer uma analogia com os ebooks. Toda a gente (eu própria também) defende a leitura do livro no seu suporte tradicional, o papel. A verdade é que os livros em formato digital estão em forte crescimento (vejam-se os investimentos de empresas como o Google nessa área, e mesmo a Amazon ou a Random House).
Bem, lá estou eu a escrever demais... :) mas tudo isto para dizer que acho que, apesar de um DVD não substituir a experiência da sala de cinema, é inegável o facto de isso estar a acontecer cada vez mais. É pena, mas são os factos...
By Anónimo, at 9:05 da tarde
Penso que o verdadeiro problema são os downloads. Por exemplo em Portugal, uma pessoa pode ver um filme antes de estrear cá. Eu não deixarei de ir às salas em qualquer caso (este ano acho que fui ver uns 60 e só não vou ver mais por falta de disponibilidade) mas isso sou eu! Não acho que se possam impor comportamentos à força, e aquele hábito de ir ao cinema tal como existia há uns anos morreu para sempre...
By Unknown, at 6:37 da tarde
Infelizmente é uma realidade cada vez mais presente.
Eu também não deixo de ir ao cinema e muito dificilmente isso acontecerá. Mas essa situação é de uma minoria, os amantes de cinema.
E apesar do dvd ser cada vez mais presente e ter as suas vantagens, na minha opinião nunca substitui o cinema.
Obrigado pelos contributos.
By Hitler, at 6:48 da tarde
Desculpe Maddox, mas não concordo contigo. Aliás, foi desde que começei a fazer alguns downloads para poupar bastante dinheiro em aluguer de filmes e compra de dvd's que fiquei com o bichinho do cinema e vou ver todos os filmes que me atraem, nunca deixando esses para ver em casa. Antes era muito raro ir ao cinema mesmo.
Julgo que os downloads podem e muito é influenciar o mercado dos DVD's, porque, cada vez mais, Portugal já se aproxima de uma tendência de estrear filmes em Portugal longe das datas de emissão dos DVD's nos paises de origem, como era antigamente. Apesar de no caso do cinema oriental ainda acontecerem casos gritantes, mas são excessões.
Cumprimentos.
By Carlos M. Reis, at 2:13 da tarde
A isto chama-se evolução.
Infelizmente não é possível de parar.
Para mim é o Download e a pirataria de DVD´s que estão a acabar com as idas ao cinema (comparando 2004 e 2005 menos 1,5 milhões de pessoas foram ao cinema até setembro em Portugal).
Acho o cinema barato. Há é que aproveitar os descontos e essas coisas. Vou sempre ao cinema por 2,5 euros ou 4 quando os filmes estão no monumental. Isso é mais barato que qualquer DVD pirata e a qualidade nem vale a pena falar.
Os DVD Piratas são péssimos mas mesmo assim as pessoas preferem.
Eu não percebo.
Mas eu sou um cinéfilo inveterado...
No outro dia até já comprei a "Cahiers do Cinema"...
Continuo a achar no entanto que o cinema não está em perigo agora voltar aos anos 40 e 50 em que era um acontecimento isso nunca mais...
o tempo não volta para trás
By Anónimo, at 12:40 da tarde
Infelizmente a pirataria e os dvd's têm vindo a substituir as idas ao cinema, mas também pode ter o efeito contrário, como com o Knoxville ou com pessoas que viram o filme em casa e que gostaram tanto que querem vê-lo em melhor qualidade. Mas aos poucos todas as formas de arte têm vindo a decair nas preferências dos espectadores. Como disse o pedro e bem é evolução, nem toda a evolução é positiva mas não deixa de o ser.
Eu também sou cinéfila e não vou deixar de ir ao cinema e como o pedro também referiu não é assim tão caro (em comparação com peças de teatro que chegam a custar 20€ ou mais), e há outras formas, como o King Kard que foi a melhor compra que fiz este ano.
Cumprimentos a todos e obrigado pelas contribuições.
By Hitler, at 10:31 da tarde
This is very interesting site... boxing and high blood pressure Follicle clomid 13 mm isuzu brake service duncanville texas chevrolet silverado 2500 crew cab 2wd http://www.braidedarearugs.info/Nissanmexico.html acura integra extreme performance Email in list opt usa water temp bass on bed Discount phoenix air fare Electric chair bondage Teeth+whitening+lakewood A rose for emily by william faulkner summary Grapefruit lipitor nude fat women industrial air conditioners Downlaod legal forms Homeowners insurance addison tx incorporate in nevada home based businesses
By Anónimo, at 9:03 da manhã
This is very interesting site... » »
By Anónimo, at 3:57 da tarde
Post a comment
<< Home