Reservoir Movies

7.08.2005

9/11 no cinema

Já seria de esperar que mais tarde ou mais cedo filmes sobre os atentados de 11 de Setembro seriam transportados para o grande écran, apesar de logo após essa data a censura a certas cenas ou mesmo a certos filmes era muitas vezes exagerada. Mas estão já previstos duas produções sobre o 11 de Setembro. O primeiro, com o nome de "102 Minutes", é baseado no livro de Jim Dwyer e Kevin Flynn sobre as tentativas de salvamento entre as 8.46 e as 10.28, o tempo entre o primeiro embate do avião contra a torre e o desabamento da primeira torre.
Mas é no segundo projectos que se colocam maiores expectativas, Oliver Stone e Nicholas Cage juntaram-se para preparar um filme sobre o 9/11 que se encontra já em pré-produção. As notícias são ainda escassas sobre este filme, que apenas se sabe do envolvimento destes dois grandes nomes da indústria. O projecto ainda não tem nome nem data prevista de estreia.

9 comment(s):

Pois, como dizes, já era de esperar que se fizessem filmes sobre o 9/11... os grandes eventos da realidade resultam sempre em vários objectos culturais (lembro-me de um trabalho que entreguei há pouco tempo em que confrontava o massacre de Columbine com o documentário Bowling for Columbine, o filme Elephant e o livro Hey Nostradamus!, todos obras culturais derivadas de um mesmo acontecimento real).
Esses dois que anuncias não devem ser os únicos, para além de toda a literatura já feita a partir do acontecimento.
Lembro-me também de já terem feito aquelas visões de 11 realizadores sobre o 11 de Setembro (um filme com 11 histórias, cada uma com o seu realizador), do qual fizeram parte nomes como Sean Penn ou Iñarritu. Ah, e claro... o documentário do Michael Moore, Fahrenheit 9/11, que tanta polémica causou.

By Blogger vera, at 3:31 da tarde  

Tens razão, não devem ser os únicos, e houve também umas curtas metragens de Woody Allen e Scorsece entre outros que contou com actores também consagrados!
Da história se faz cinema e do cinema se faz história!

By Blogger Hitler, at 3:34 da tarde  

É! Decidi mudar, estava farta do anterior! Vamos ver quanto tempo aguenta!

By Blogger Hitler, at 4:11 da tarde  

Parecem-me boas notícias, em particular o projecto de Oliver Stone com Nicholas Cage.
A letra está bem assim. :)

By Blogger Mussolini, at 12:41 da tarde  

Por acaso OLIVER STONE assusta-me um pouco, nunca sei bem o que esperar do homem.

Vamos esperar e ver em que vai dar um filme sobre um assunto tão delicado. Irão Vanglorizar a AMERICA e esquecer todos os actos americanos :S:S:S Epa deixem-me estar calado :D

Cumprimentos

By Blogger MPB, at 12:55 da tarde  

LOL, realmente! Mas dúvido que Oliver Stone valorize a América. Mas esperemos. Eu gosto bastante de Oliver Stone, tem filmes brilhantes, mas este último, Alexander, não me cativou particularmente. JFK é um dos meus filmes favoritos e acho que Stone fez um trabalho excelente.

By Blogger Hitler, at 1:28 da tarde  

Apenas desejo que não banalizem demasiado o malogrado dia. Espero que não se sirvam de imagens baratas para manipular emoções. Espero que sejam incisivos.

Será pedir muito, tendo em conta a escassez de ideias originais pelas bandas de Hollywood? :\

By Blogger Francisco Mendes, at 3:39 da tarde  

Este 9|11 deverá seguir uma linha minimalista, recuando um pouco no ambiente de violência. Eu acho que funcionava melhor do tipo de Mystic River (mais psicológico e intimista).

As versões blockbuster/apocalípticas estarão guardadas para o aniversário dos 40 anos do ataque, tou mesmo a ver. E realizado pelo filho de Michael Bay! ;)

By Blogger brain-mixer, at 12:57 da tarde  

LOL, Genial essa ideia do filho de Michael Bay. E produzido pelo filho do Bruckeymer e fica tudo em família!!!
lol
Obrigado pelo contributo Brain Mixer

By Blogger Hitler, at 9:50 da tarde  

Post a comment

<< Home